daniel moveis
Animação Tiradentes
Região das Vertentes

BARBACENA

Conhecer Barbacena é conhecer quase 300 anos da formação de uma das regiões mais importantes de Minas Gerais. Urna história que começou em 1698, quando o Capitão Garcia Rodrigues Paes, filho do bandeirante Fernão Dias, abre o caminho que parte do Rio de Janeiro ate a Borda do Campo, o primeiro núcleo colonial desta imensa região. Por este Caminho Novo das Minas Gerais, não só passaram todas as riquezas do Ciclo do Ouro, como também vários episódios históricos do Séc. XVIII: O extermínio de nossos índios, a Guerra dos Emboabas, a Inconfidência Mineira.

Situada no alto da Mantiqueira, a 1.160m de altura, é a porta de entrada para a história de Minas. O Barroco começa aqui, nas obras arquitetônicas do Séc. XVIII, sendo fácil o acesso às demais cidades históricas, onde ele predomina. Seu nome é uma homenagem ao Visconde de Barbacena, Governador da Província de Minas Gerais em 1791.

Atrativo Imperdível: Matriz Santuário da Piedade: Foi concluída em 1764 e foi desenhada pelo arquiteto Alpoim, o mesmo que desenhou o prédio da Câmara Municipal, a planta para a cidade de Mariana, a Cadeia de Ouro Preto e várias igrejas, pontes, palácios, fortes, etc. Barbacena cresceu em torno dela. Possui em uma de suas torres um relógio doado por Com Pedro II. O estilo barroco da matriz impressiona pela sua grandiosidade, se destacando, inclusive, das principais igrejas construídas na mesma época.

A imagem de Nossa Senhora da Piedade foi trazida de Portugal e foi feita de madeira, com policromia e ouro. Tombada pelo IPHAN.

© 2006-2008 Tiradentes.Net - Todos os direitos reservados
Tiradentes Web: produção, hospedagem e divulgação de sites