daniel moveis
Animação Tiradentes
ECOTURISMO EM TIRADENTES-MG E REGIÃO

CAMINHADA NA SERRA DO LENHEIRO (SÃO JOÃO DEL REI)

A serra do Lenheiro com sua geologia, sua fauna e flora é parte de nossa história: “ Ela que já armazenou ouro, agora armazena água, vida, cultura e alternativas de lazer.

Parte da Serra do Lenheiro foi decretada como Parque Municipal Ecológico, com uma área de pouco mais de dois quilômetros quadrados, localiza-se logo acima da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e tem como objetivo proteger a Serra do Lenheiro e oferecer uma alternativa de lazer para a população da cidade e visitantes.Na serra do Lenheiro ainda podemos encontrar PINTURAS RUPESTRES, que são traços e outros sinais pintados ou gravados nas rochas do mundo inteiro, de autores desconhecidos. Vale dizer, pinturas e desenhos de formas diversas, simétricas ou não. Muitas são semelhantes à símbolos alfabéticos, outras são figuras zoomórficas ou antropomórficas, em formas, estilos e atitudes diferentes. As PINTURAS RUPESTRES encontradas na Serra do Lenheiro, segundo estudiosos devem ter sido pintadas por tribos nômades a cerca de 6 a 9 mil anos atrás. Homens que viviam em cavernas e se imagina, abrigavam-se na Serra para caçar onde tinham boa visão de caça e possíveis inimigos como outras tribos. A sua importância, ou uma das principais, é servir de testemunho da passagem ou permanência de grupos humanos na região em que hoje são encontradas.

A caminhada até as PINTURAS RUPESTRES dura aproximadamente 01 hora (subida e descida), porém de uma beleza natural encantadora e recompensadora.

Como se não bastasse o contato harmonioso com a natureza, a caminhada proporciona também uma visão histórica e cultural da região do ciclo do ouro.


Voltar para Ecoturismo

© 2006-2008 Tiradentes.Net - Todos os direitos reservados
Tiradentes Web: produção, hospedagem e divulgação de sites