daniel moveis
Animação Tiradentes
>Cidades Vizinhas

PRADOS

Conta a tradição local que dois irmãos da família Prado, vindos de Taubaté,fundaram em 1704 uma pequena localidade próxima aos arraiais de Nossa Senhora do Pilar e da Ponta do Morro, iniciando a exploração do ouro ali encontrado em abundância.

O novo arraial passa a se chamar Arraial de Nossa Senhora da Conceição dos Prados. Além de núcleo minerador, a localidade servia como ponto de partida de tropeiros e bandeirantes, que do centro de Minas dirigiam-se para a zona da mata.

A freguesia de Prados é criada em 1748, sendo que no final do século XVIII a atividade mineradora entra em decadência, devido ao esgotamento das minas de ouro. Novas alternativas econômicas surgem então com a instalação de pequenas indústrias de artefatos de couro. Em contrapartida, a produção agrícola se desenvolve, tornando-se outra fonte de renda.

Em 1881 o movimento comercial de Prados é beneficiado com a inauguração da Estrada de Ferro Oeste-Minas. A estação ferroviária é criada, estabelecendo contato permanente da localidade com a Estrada de Ferro D.Pedro II, que ligava Minas ao Rio de Janeiro.

Em 1890, o Arraial foi elevado à Vila e, em 1892 é elevada à cidade.

Hoje, além de sua memória histórica, Prados conserva também sua tradição musical, que é reconhecida como importante núcleo de estudo da música setecentista, com trabalhos sobre os mais expressivos compositores do período colonial, especialmente Manoel Dias de Oliveira.

O destaque é para a Lira Ceciliana, fundada em 1858, verdadeiro orgulho para os pradenses, que, constantemente, recebem estudantes de música de todo o Brasil.

Atrativo Imperdível: Visita aos artesãos que confeccionam peças (animais) em madeira e selarias.

© 2006-2008 Tiradentes.Net - Todos os direitos reservados
Tiradentes Web: produção, hospedagem e divulgação de sites