daniel moveis
Animação Tiradentes
>Cidades Vizinhas

RESENDE COSTA

Um rancho erguido para abrigar tropeiros e viajantes na primeira metade do século XVIII deu origem ao pequeno povoado de Laje. Em 1911 o povoado ganhou sua autonomia como município, recebendo o nome atual – Resende Costa (uma homenagem aos inconfidentes “pai e filho” que ali viveram).

A Capela de Nossa Senhora da Penha de França foi erguida em 1749 e, em torno dela, foram construídas oito casas para abrigar as primeiras famílias que se estabeleceram na região, entre elas a do inconfidente José de Resende Costa.

A atividade econômica desenvolveu-se a partir da produção de açúcar, manteiga, aguardente, calçados e arreios.

Hoje a cidade vive quase somente do artesanato têxtil, confeccionando colchas, tapetes, almofadas, cortinas e outros artigos para casa em teares manuais.

Ao entrar em Resende Costa, o visitante se depara com um bonito colorido nas janelas das casas e nas portas do comércio. São as cores do seu notável artesanato têxtil. A cidade transpira as técnicas de trabalho no tear trazidas para a colônia pelos portugueses.

A arte do tear está bem preservada em Resende Costa, que se tornou importante para sua economia, deixando de ser uma atividade feminina para envolver famílias inteiras.

A produção local pode ser adquirida também no comércio de vários estados brasileiros e até no exterior. É um trabalho que atrai turistas e lojistas de toda a parte, que ali encontram um tear mineiro autêntico, bonito e de qualidade.

Atrativo Imperdível: Visita aos ateliês e lojas de artesanatos.

Veja mais informações sobre Resende Costa no portal: www.resendecosta.net

© 2006-2008 Tiradentes.Net - Todos os direitos reservados
Tiradentes Web: produção, hospedagem e divulgação de sites