daniel moveis
Animação Tiradentes
Região das Vertentes

São Tiago

A habilidade para fazer quitandas é uma tradição que acompanha a trajetória do município, distante 44 quilômetros de São João del Rei. Existem cerca de setenta fábricas de biscoitos que empregam cerca de 2500 pessoas direta ou indiretamente. A produção é de cerca de 200 toneladas por mês. Destacam-se a torradinha de queijo e os biscoitos doces, como as rosquinhas de nata, casadinho, entre outros.Por esta razão, mais recentemente a indústria de produção de biscoitos se consolidou e assumiu um papel importantíssimo na economia local, o que acabou conferindo a São Tiago o título de“terra do café-com-biscoito”.

HISTÓRIA
Fundado por bandeirantes espanhóis em 1750. A cidade possui o mesmo nome de seu padroeiro, santo muito popular na Espanha. Os primeiros habitantes da região teriam se fixado, na busca por ouro, ao redor de uma capela erigida em homenagem ao santo na fazenda denominada "Fazenda das Gamelas" (situada entre o rio do Peixe e Jacaré). Em 1802, já figurava numa relação de arraiais do termo da Vila de São José. Em 1849, São Tiago se torna distrito de São João del-Rei, e, mais tarde, de Bom Sucesso. Em 27 de dezembro de 1948, foi criado o município, com território desmembrado de Bom Sucesso.

BELEZAS NATURAIS
A cidade também possui alguns atrativos naturais: cachoeiras como as da Solidade e do Simplício; o Balneário da Usina; e o Recanto do Rio do Peixe, que dispõe de área gramada, uma prainha de 200 metros de extensão e duchas. Igrejas: Além da Matriz de São Tiago em estilo Neo-clássico, a cidade possui a "Capela do Rosário", a "Capela de São Sebastião"

Atrativo Imperdível: A "Festa do Café com Biscoito", que acontece na praça da matriz, atrai visitantes de diversas localidades e está se consolidando como mais um atrativo da região. Começa na sexta com espetáculos musicais, se prolonga pelo sábado com degustações nos stands, oficinas e atividades culturais, e termina no domingo, quando acontece o desfile, mostrando a presença marcante do biscoito na vida da cidade.

© 2006-2008 Tiradentes.Net - Todos os direitos reservados
Tiradentes Web: produção, hospedagem e divulgação de sites