Comércio de Tiradentes reabre as portas, seguindo os protocolos de segurança

Comércio de Tiradentes reabre as portas, seguindo os protocolos de segurança

O Governo do Estado publicou no dia 28/01, a 3ª versão do Plano Minas Consciente que autorizou comércio de Tiradentes a abrir as portas a partir de 29/01/2021.

O plano de ação sugerido, feito especialmente para cidades históricas com menos de 30 mil habitantes, contempla três vertentes: população, trabalhador e turista. Os novos protocolos vão funcionar de acordo com o decreto e em consonância com o Minas Consciente, que continua dividido em três ondas, porém sem cessação de nenhum setor da economia. Todo e qualquer estabelecimento estará autorizado a funcionar dentro dos critérios restritivos de cada um deles.
Segue abaixo alguns exemplos:

• Hotéis e pousadas: podem funcionar com lotação máxima de até 50% na onda vermelha, 75% na onda amarela e 100% na onda verde. Áreas de lazer não estão liberadas.

• Restaurantes, bares, lanchonetes e afins: Sem restrição de limite percentual, mas sim de distanciamento. Na onda vermelha deve haver 3 metros de distância entre cada cliente e 1,5 metros nas ondas amarela e verde.
Os protocolos sanitários permanecem os mesmos: utilização de álcool em gel e equipamentos de proteção para cada funcionário. Enquanto permanecer em onda vermelha e amarela é obrigatório a aferição de temperatura dos funcionários e dos clientes e o self service está proibido, só pode funcionar com buffet assistido – quando o funcionário serve o cliente.
O consumo de bebida ou alimento em pé é proibido, dentro ou em frente ao estabelecimento e bebidas alcoólicas estão liberadas.

• Academias: durante a onda vermelha deve haver distanciamento mínimo de 3 metros entre os equipamentos e, a cada duas horas, tem que ser feita total higienização do local. É recomendado que o horário de funcionamento seja estendido, para evitar aglomeração.

• Salões de beleza e barbearia: Trabalhar apenas com agendamento, para manter as salas de espera desocupadas.

• Agências de receptivos: Trabalhar com agendamento remoto, evitando aglomeração no local. Em passeios ao ar livre, levar no máximo 12 pessoas e em veículo fechado levar apenas pessoas do mesmo núcleo familiar ou mesmo convívio. A cada viagem deve ser feita completa higienização do veículo.

• Eventos: estão permitidos para até 30 pessoas na onda vermelha, até 150 na onda amarela e até 250 na onda verde; respeitando o distanciamento de 3 metros entre as pessoas e com autorização prévia da Prefeitura Municipal.

Fonte: Prefeitura Municipal de Tiradentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *