Exposição Virtual “Largo Tamandaré – metamorfoses” . Museu Regional de SJDR

Exposição Virtual “Largo Tamandaré – metamorfoses” . Museu Regional de SJDR

O Museu Regional de São João del-Rei encontra-se instalado em um casarão de frente para a Praça Severiano de Resende, mais conhecida como Largo Tamandaré. Esse fato não é mero detalhe.  A escolha do local de construção do edifício – que seria, além de residência, uma grande loja – não foi aleatória. Naquela época, meados do século XIX, a praça era a entrada da cidade para quem vinha de São Paulo e do Rio de Janeiro e parada das tropas que traziam as mercadorias. Ao longo do tempo, a praça e o casarão foram exercendo influências mútuas e sendo usados com objetivos diversos. De certa forma, era como se a praça fosse o jardim da residência e ambas fizessem parte de um conjunto.

O Largo passou por diversas modificações ao longo do tempo, porém sua relevância permaneceu. No século XIX, possuía um chafariz que distribuía água aos moradores e viajantes. Servia de parada das tropas que chegavam de outras terras e isso durou até o início do século XX – tempo em que também foi ponto de parada de ônibus intermunicipais. Como se vê, o espaço era estratégico para a cidade.

Esta exposição virtual busca mostrar as transformações pelas quais a praça passou, não só em seus aspectos físicos, mas em seus nomes e na forma como os moradores a ocupavam e usavam de seu espaço. Seus usos foram também se modificando conforme acontecia o mesmo com a sociedade.

Acesse: museuregionaldesaojoaodelrei.museus.gov.br/exposicao-virtual-largo-tamandare-metamorfoses/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *