Festival Artes Vertentes Tiradentes 2025

Festival Artes Vertentes Tiradentes 2025

A 14ª edição do Festival Artes Vertentes teve como tema “Entre as duas margens do Atlântico”, de 11 a 21 de setembro. Por meios das diversas linguagens artísticas que tradicionalmente integram o festival, a ideia foi estabelecer um diálogo marcado pela transversalidade e pluralidade entre as produções contemporâneas brasileira, francesa, africana e antilhana. E dessa forma criar pontes entre as memórias coletivas e individuais de três territórios intimamente ligados pela história e pela cultura: a América, a França e a África, promovendo uma compreensão mais profunda sobre as diferenças e semelhanças que os unem.


Programação

A 14ª edição do Artes Vertentes apresentou durante os 11 dias de festival uma intensa programação, que conectou 50 atividades, desconstruindo as paredes que uma lógica segmentadora tenta em vão erigir entre as artes visuais, a música, a literatura, as artes cênicas e o cinema.

Um breve histórico

Em suas 13 edições, mais de 500 artistas de 40 países diferentes ajudaram a construir a história do Festival Artes Vertentes — Festival Internacional de Artes de Tiradentes —, hoje consolidado e reconhecido como um dos mais importantes festivais de artes do país.

Desde a sua criação em 2012, o Artes Vertentes deixou de ser apenas um festival que durante onze dias apresenta uma intensa programação artística nas suas diversas linguagens para se transformar numa “ocupação” contínua da cidade. Por meio de impulsos artísticos perenes, seja através de residências com artistas de diversas partes do mundo ou da Ação Cultural Artes Vertentes, que  proporciona uma iniciação no universo da arte para a população infanto-juvenil de Tiradentes.

 

 

 

Deixe um comentário