Caminhada no Bosque Mãe d´água

Caminhada no Bosque Mãe d´água

O Bosque da Mãe D’Água é uma reserva florestal, localizada ao pé da Serra de São José, localizada atrás do chafariz do mesmo nome. Possui muitos exemplares típicos da flora e fauna regionais. É possível percorrer esse bosque através de uma trilha ladeada de mata nativa, com extensão de 1 km, antigo caminho onde foi implantando um aqueduto  de pedra construído pelos escravos, há quase trezentos anos, que coleta água oligomineral em uma nascente e a conduz ao Chafariz de São José. Esse aqueduto, construído de pedras e lajes no nível do solo, abasteceu a cidade de água no tempo da escravidão e, ainda hoje, funciona como antigamente.

A trilha segue junto ao aqueduto até sua nascente, aonde nasce a água que abastece o Chafariz.

Durante o passeio, que dura em média 20 minutos, podemos apreciar as belezas naturais remanescentes da Mata Atlântica, em uma caminhada leve e agradável.

Esse atrativo urbano, embora não esteja sinalizado e nem possua qualquer infra-estrutura, permite um agradável passeio à sombra das árvores, que pode ser feito em cerca de pelo menos uma hora. A visita é livre, mas o acesso se dá através de um portão controlado por zelador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *