Mostra de Cinema de Tiradentes 2024: confira a programação completa

Mostra de Cinema de Tiradentes 2024: confira a programação completa

Abrindo o calendário audiovisual brasileiro em 2024, a 27a Mostra de Cinema de Tiradentes começa na sexta-feira, dia 19 de janeiro, na cidade histórica mineira. Serão 9 dias de vasta programação gratuita, com a exibição de 145 filmes, entre longas, curtas e médias-metragens, em pré-estreias e mostras temáticas, além da realização de oficinas e outras atividades artísticas, como performance audiovisual, exposição, shows e atrações infantis.

André Novais Oliveira e Bárbara Colen são os homenageados desta edição

A atriz Bárbara Colen é uma das homenageadas dessa edição

Em 2024, o evento celebra as trajetórias em andamento do cineasta André Novais Oliveira e da atriz Bárbara Colen. Suas trajetórias se cruzam em diversos momentos e, vindos de uma mesma geração mineira, são também considerados figuras-chave do momento especial que vive a produção no estado. A celebração à dupla é, por extensão, uma celebração ao cinema de Minas Gerais, considerado um dos mais inovadores dos últimos 20 anos no Brasil.

Além de muitos filmes, a Mostra Tiradentes vai oferecer diversas atrações artísticas gratuitas para todas as idades

Durante a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a cidade será palco de espetáculos e atividades culturais para toda a família. Marcus Viana, Augusta Barna, Banda Diplomatas, Maíra Baldaia, Calcinha de Palhaça, Circo do Pinico, lançamento de livros, Cortejo da Arte e muito mais estão na programação da Mostra. Além dos 145 filmes que serão exibidos, a Mostra tem na programação música erudita, MPB rock, música regional, discotecagem, teatro, circo, performances, lançamento de livros, exposições, o tradicional Cortejo da Arte dentre outros. O evento começa na próxima sexta-feira (19/01) e segue até o sábado (27/01) com programação totalmente gratuita.

A Sociedade Orquestra e Banda Ramalho (S.O.B.R.) será responsável por recepcionar o público no primeiro dia da programação artística da Mostra na sexta-feira (19/01) às 19h30, no Cine-Lounge. O grupo é oriundo da velha tradição musical da Vila de São José do Rio das Mortes, fundada pelo maestro José Luiz Ramalho em 1860. Atualmente é a responsável por manter a tradição e as atividades musicais em Tiradentes, como festas cívicas e apresentações para o entretenimento da população, destacando-se nas festas religiosas do interior de Minas.

Na sequência, às 20h, o público poderá acompanhar a Performance de Abertura concebida especialmente para iniciar a temporada audiovisual da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes e para apresentar ao público a programação e o conceito do evento. A intervenção tem arte, música, imagens e movimento, tendo como inspiração a temática As Formas do Tempo e foco nos homenageados desta edição, o cineasta André Novais Oliveira e a atriz Bárbara Colen. Dirigida por Chico de Paula, a performance terá participações dos artistas Augusto Rennó, João Viana, Lais Lacôrte, Lira Ribas, Marcus Viana e Robert Frank.

 

Cortejo da arte

Um dos momentos mais aguardados pelo público da Mostra, o Cortejo da Arte, vai acontecer no sábado (20/01), às 16h30, comemorando os 306 anos da histórica Tiradentes e apresentando as mulheres artesãs da cidade, que integram o projeto social Toque de Mãos. Saindo da Igreja do Rosário na rua Direita com destino ao Largo das Forras, o Cortejo da Arte fará um passeio musical pelas ruas tricentenárias

SHOWS E PERFOMANCES

Marcus Viana retorna ao palco do Cine-Lounge na noite de sexta (19/01), às 23h30, para um show ao lado da Banda Amalgama. Marcus Viana chega aos 70 anos e celebra esse novo tempo trazendo à luz suas obras transcritas para a linguagem erudita, entre trabalhos para grande orquestra, música coral e de câmara, seguindo o estilo que o consagrou como autor de trilhas sinfônicas, o étnico-sinfônico. São de sua autoria as mais significativas trilhas sonoras de filmes, séries brasileiras e novelas de TV como “Pantanal”, “O Clone”, “A Casa das Sete Mulheres”, “Olga”, “Xica da Silva”, “Terra Nostra”, entre tantas outras.

A meia-noite do sábado (20/01), a DJ multiartista DJAHI vai comandar a pista de dança do Cine-Lounge com ritmos afro-brasileiros e de origem preta e latino-americana. DJAHI é preta, travesti não-binária e, além de DJ, é diretora, produtora cultural e comunicadora.

Encerrando a programação do domingo (21/01), a Banda Diplomatas se apresenta no Cine-Lounge, à 0h30. O grupo é inspirado pela soul music e vai apresentar releituras de novos nomes e de artistas consagrados da música negra.

Na segunda-feira (22/01), Maíra Baldaia – cantora, compositora, atriz e tamborzeira – vai se apresentar no Cine-Lounge às 24h  com o show OBÍ,  fruto de seu álbum visual duplo recém-lançado pela Natura Musical em parceria com o selo Alá.  Maíra Baldaia é considerada uma das vozes mais potentes das cenas da nova mpb brasileira e afro pop mineira, além de ser uma das representantes da boa e nova safra de cantautores do Brasil.

Manacá da Serra vai levar um outro estilo musical para animar o Cine-Lounge na terça-feira (23/01), às 23h30. Este trio forrozeiro é uma mistura de culturas, do forró da Serra do Araripe com as Serras das Minas Gerais, do nordeste com o sudeste. Em seu show, o grupo traz canções autorais e releituras de clássicos da MPB, apresentados em versões que remetem ao forró e ritmos regionais.

Cantora, compositora e atriz, Augusta Barna vai apresentar no Cine-Lounge na quarta-feira (24/01), às 23h30, canções de seu primeiro disco autoral, lançado em dezembro de 2022.   Aos 20 anos, a cantora tem conquistado a cena de Minas e segue como nome promissor da nova geração de artistas da MPB.

A banda mineira Desorquestra estará no Cine-Lounge na quinta-feira (25/01), à 0h30, com sua fusão de gêneros que formam um estilo musical único. O clima dançante do show vai se construir com o peso das guitarras combinado à melodia trazida por trompete e trombone, originando uma “desorquestra”. Além do repertório autoral, o set list inclui obras de compositores brasileiros que vão de Ary Barroso a Raul Seixas, de Adoniran Barbosa a Chico Science, além de bandas internacionais como Pink Floyd, Beatles e de intérpretes como Ray Charles.

Conhecida nos circuitos de Slams de Poesia, Laura Conceição será atração da noite de sexta-feira (26/01), no Cine-Lounge, às 23h30, com sua performance musical.

No sábado (27/01), à meia-noite, a banda Rádio Exodus, sobe ao palco do Cine-Lounge levando ao público uma experiência musical única, combinando beats e synths eletrônicos com elementos orgânicos como guitarra, bandolim, escaleta, etc. Com uma sonoridade que transcende gêneros musicais, eles proporcionam um show envolvente e irreverente, unindo ritmos peculiares e misturas sonoras inovadoras.

Confira mais detalhes e a programação completa no site oficial do evento:
https://mostratiradentes.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.